domingo, 14 de fevereiro de 2016

A XÍCARA

Amor! Sentimo-nos pequenos diante desta pequena palavra e sua pluralidade de significações. Rios de tinta, em verso e prosa, já se gastaram tentando envolve-la (o referente): à luz da lua e das estrelas, não é? Sentimento contraditório, antitético, ambíguo, paradoxal (o referido), que bate duro na nossa consciência, mandando ao inferno toda a laboriosa racionalidade que tentamos imprimir às nossas vidas: e que venha a dor do amor. Inevitável. Aliás, o amor é o ponto fulcral em qualquer tentativa de análise da complexa natureza humana.
Bem, tais reflexões nasceram de um encontro que tive com um velho amigo: viúvo, cinquenta anos, boa pessoa. Pois é, contou-me sua história: envolveu-se com uma estudante de 23 anos que o colocou a rever todos seus velhos valores. Creiam que eu conto a coisa com a maior isenção, apesar de abster-me do discurso direto. Amor brutal destes que botam a gente insone, anoréxico, desorientado. Todos já, pelo menos uma vez na vida, experimentaram o veneno, mas aos cinquenta a coisa beira ao ridículo. E, disse-me ele, que se fez uma relação daquelas em que os envolvidos não se aceitam, mas não se largam: ciúme crônico de ambos os lados; intervenção dos familiares com baixarias homéricas e vexames públicos. Mas a relação se sustentou, apesar de tudo, por mais de um ano. Estavam lá a comemorar os quatorze meses quando ele a pega numa dessas salas de bate-papo da internet. Na verdade, eu não sou bom para falar dessas novidades. Bem, o meu amigo ficou escandalizado com o nível da conversa que a sua namorada mantinha no referido espaço virtual com um gajo desconhecido. Bem, se fosse conhecido não mudaria muito a situação. A moça não procurou esconder nada e reagiu com espanto ao desagravo dele. E o conflito estendeu-se à concepção de amor, abrindo um enorme abismo entre o casal.
            Separaram-se. Era definitivo. Encontrei-me com ele, aliás, quando batia nesta tecla, inconformado: a concepção de amor. Davi, gritava-me ele, “o que é o amor? Quais os limites do amor?” E todas as tentativas que me vinham de abordar o problema tornavam-se inócuas, vazias, circunstanciais. Bem, tenho praticamente a mesma idade que o meu desgraçado amigo e o que se insinuou foi a certeza de um anacronismo cruel. Não havia como acalmar-lhe, pois, o espírito já que eu padecia da mesma perplexidade. Mas como sair de cena? Os tempos mudaram drasticamente. Novas palavras foram assimiladas pelo dicionário amoroso: a amizade colorida, o ficar, o sexo ocasional etc. O sentimento duradouro apequenou-se em contato físico simplesmente ou chegamos a um estágio de desligamento de ambos? Ele se riu então tentando disfarçar a dor que escapava discreta, dos olhos. E contou-me que ela havia ligado, delicada, amorosa, dizendo-lhe que o amava muito: “com os outros era apenas sexo”. Ela disse exatamente com estas palavras. Engoliu seco. Silêncio. Risos. Silêncio. Exclamação: meu Deus!
            Se agora a minha narração torna a situação engraçada, ridícula mesmo, ali, naquele banco no shopping center diante de tanta cor, consumo senti-me estúpido e anacrônico. Um sentimento fundo de solidão e tragédia. Mas não deveria ser eu a estar sofrendo. “Vamos tomar um café”, finalmente ele quebrou o clima que se fazia tenso.
O café, apesar daquela xícara redondinha que engana a quantidade, era mesmo café, tinha gosto de café. Se fosse naqueles copinhos de dose que se serve nos bares seria melhor, mas eu agarrei a xicrinha, desajeitado, e quis me afeiçoar a ela como quem resiste, num último desejo de adaptação. Ele se riu muito como se adivinhasse o que me ia pela alma. Agora sei que entendia tudo, muito melhor do que eu. Acompanhei-o, por fim, até o carro e fui a pé para casa, como sempre. Que diabo, a namorada era dele e não minha, mas o estrago estava feito e, estranhamente, eu havia queimado os dedos.
Encontrei-o poucos dias depois, passeando com a referida namorada, de mãos dadas. Sorria. Cumprimentei-o, mas ele não me viu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário